Uma homenagem à mulher-mãe!

"E num dia de bendita magia, numa explosão de luz e flor, num parto sadio e sem dor, é capaz, bem capaz, que uma mulher da minha terra consiga parir a paz. Benditas mulheres." Rose Busko

Picos e Saltos do Desenvolvimento

Picos de Crescimento 

De um dia pro outro seu bebê parece mamar e não ficar satisfeito. Os intervalos que eram de 2/3h passaram a ser de 1h30 ou menos... não é seu leite que esta secando, muito provavelmente trata-se de um PICO DE CRESCIMENTO.

É um fenômeno que ocorre em muitos bebês no qual estes solicitam mais mamadas do que de costume. Esta necessidade geralmente dura de poucos dias a uma semana, seguido de um retorno ao padrão menor de mamadas. A mãe costuma sentir como se não desse conta de produzir leite em quantidade suficiente para o bebê.



Períodos comuns deste "picos de crescimento" ocorrem por volta dos: 

* 7-10 dias 
* 2-3 semanas 
* 4-6 semanas 
* 3 meses 
* 4 meses 
* 6 meses 
* 9 meses (mais ou menos). 

Salto de Desenvolvimento 

Seu bebê anda chorando muito? Não está dormindo bem? Só quer ficar no colo? Não se desespere, pode ser apenas um SALTO DE DESENVOLVIMENTO.

O fato é que os bebês não se desenvolvem em um ritmo constante, dando uma acelerada de tempos em tempos - são os saltos de desenvolvimento. O problema é que n o período que antecede os saltos o bebê de repente se sente perdido no mundo, pois seu sistema perceptivo e cognitivo mudou (segundo pesquisadores, tudo isso pode ser observado neurologicamente), mas ele ainda não se acostumou, então o mundo parece muito estranho. O que acaba acontecendo é que ele quer voltar à base, ao que é conhecido, ou seja, ao aconchego do colo da mãe. 

Trocando em miúdos, nessas fases eles ficam mais carentes, precisando de colo, e com freqüência também comem e dormem pior. A boa notícia é que depois de algumas semanas essa fase difícil passa e tudo volta à normalidade. Certamente há uma certa variação cronológica entre um bebê e outro, mas média observada (experimentalmente) por pesquisadores é a seguinte: 

*05 semanas / 1 mês 
*08 semanas /quase 2 meses 
*12 semanas /quase 3 meses 
*19 semanas /4 meses e meio 
*26 semanas /6 meses 
*30 semanas /7 meses 
*37 semanas / 8 meses e meio 
*46 semanas / quase 11 meses 
*55 semanas / quase 13 meses 
*64 semanas / quase 15 meses 
*75 semanas / 17 meses 

Ainda segundo os autores, depois de uma crise o bebê de repente começa a fazer coisas que não fazia antes, dá um salto de desenvolvimento mesmo, e também fica mais feliz. Então durante as crises é só ter um pouco de paciência, cercando o bebê de amor, carinho e bastante aconchego, até que tudo volte ao normal.

(Fonte: Gravidez: Caminho de um Sonho)

Um comentário:

  1. Acredito estar passando por esta fase de "pico de desenvolvimnto" com minha filha. De ontem para hoje ela está choramingando, querendo colo e se acalmando e dormindo depois de sentir carinho meu e do papai. A avó dela disse que é manha dela, mas agora após ler isso, tenho certeza que vai passar e vou continuar a dar mais e mais amor!!

    ResponderExcluir