Uma homenagem à mulher-mãe!

"E num dia de bendita magia, numa explosão de luz e flor, num parto sadio e sem dor, é capaz, bem capaz, que uma mulher da minha terra consiga parir a paz. Benditas mulheres." Rose Busko

sábado, 21 de abril de 2012

Rede Não Bata Eduque

NOTA PÚBLICA da RNBE sobre a agressão cometida pelo pai contra a filha de nove anos em Campo Grande-MS (Rio de Janeiro, 19 de abril de 2012)

A Rede Não Bata Eduque - RNBE, movimento nacional formado por mais de 300 instituições e pessoas físicas, cujo objetivo é enfrentar a prática dos castigos corporais e tratamento cruel e degradante contra crianças e adolescentes vem a público comentar o caso da agressão cometida pelo pai contra a filha de nove anos e tornada pública por meio de um vídeo gravado por vizinhos. 

Infelizmente, os maus tratos a que a menina foi submetida não são tão raros como pode parecer. Os castigos corporais (tapas, chineladas, palmadas, beliscões) continuam sendo aceitos socialmente como forma de educar e disciplinar crianças e adolescentes. Para muita gente “bater em uma criança” não é considerado um ato de violência. O pai que agrediu a filha disse: “... sou pai e um pai tem que educar ... eu não estou agredindo minhas filhas, não...”. 

Pesquisa recente comprova que utilizar os castigos corporais não traz resultados positivos, mas ao contrário, prejudica o pleno desenvolvimento infantil. Bater não educa! E é, sim, possível estabelecer limites e disciplina pelo diálogo, pelo exemplo e pela ação positiva. 

É para evitar esse tipo de situação extrema - um pai ser preso e acusado de lesão corporal dolosa contra a filha - que atuamos, para garantir o direito à integridade física e psicológica de crianças e adolescentes com o fim do uso dos castigos corporais, pela valorização de práticas não violentas de educação e pela aprovação do Projeto de Lei 7672/2010, conhecido como “Lei da Palmada”. 

O Projeto de Lei que tramita no Congresso objetiva romper a banalização do uso dos castigos corporais contra crianças, divulgar práticas pedagógicas não violentas e qualificar a estrutura de atendimento às famílias, preenchendo assim uma lacuna existente no ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, que prevê medidas somente para maus tratos. A lei não “tira a autoridade” dos pais, nem os impede de estabelecer limites na relação com sua crianças. apenas, Ela explicita que os castigos corporais e tratamento cruel e degradante não podem ser utilizados. Pais que só conseguem controlar seus filhos com o uso de força física ou tratamento humilhante precisam refletir que tipo de autoridade ainda pretendem garantir. 

Convidamos os meios de comunicação a assumir o compromisso com a promoção de uma educação não violenta discutindo o tema com a profundidade que ele merece. Eles podem contribuir, e muito, para que a sociedade brasileira reflita sobre os benefícios das práticas positivas no processo educativo e de cuidado de crianças e adolescentes. 

Acesse o site da RNBE e informe-se. Faça sua parte!!

4 comentários:

  1. terima kasih informasi nya semoga bermanfaat untuk semuanya gaes
    https://batubatajepara.com

    ResponderExcluir
  2. sekedar informasi.
    jika di mayong adalah pusatnya genteng, maka di welahan situ adalah pusatnya pembuatan bata welahan yang biasa banyak orang menyebutnya batu bata welahan harga lebih murah karena langsung dari pengrajinnya.
    semoga bermanfaat ya...

    ResponderExcluir
  3. nah, untuk anda yang tinggal di sekitar wilayah jepara dan sekitarnya, demak, kudus, pati, semarang, dan wilayah jawa tengah yang masih terjangkau, dapatkan batu bata dengan harga terjangkau dengan kualitas super, ringan, merah, keras, dan kualitas terbaik, hanya ada di batu bata jepara

    silakan buktikan, datang dan cek sendiri ke lokasi ya, sepanjang kanan-kiri jalan sejak masuk gerbang selamat datang di jepara dari arah semarang/demak, anda akan disuguhi pemandangan sawah-sawah yang terdapat brak-brak untuk pembuatan batu bata merah.

    ResponderExcluir
  4. terima kasih informasinya,
    saya mau berbagi info juga tentang batu bata ya gaes...

    salah satu batu bata berkualitas buatan tangan dari para pengrajin bata adalah bata dari Jepara, untuk pemesanan, silakan bisa klik chat Whatsapp berikut ini.
    Bp Sukadar » 0852-9275-8208 👈 click to chat

    ResponderExcluir